
A Europa sem a Grécia, o berço da democracia ocidental
06-07-2015 20:01Podemos admitir que a Grécia não tem cumprido com os termos que contratou para receber fundos comunitários, sim. Podemos também admitir que os gregos estavam a abusar do sistema e a reformar-se muito mais cedo que o resto da Europa.
Mas o problema reside nos gregos que têm que suportar esta crise, sem terem tido, como tantos, a possibilidade de colocar dinheiro no exterior como que a prever o dia de hoje.
E também na forma como se vai manter um país fora da União Monetária, mas dentro do mercado interno, pois isso beneficiaria a ambas as partes.
E se fosse grega, que não sou, tentava era aprender a ver como é que, apertando o cinto como em Portugal se fez, se conseguiria pôr a economia do país de pé, fomentando ainda mais o turismo e a produção agrícola e as pescas, recursos que não lhes faltam. Isto a título de exemplo e dito por quem assume humildemente o desconhecimento total do contornos complexos desta situação.
Agora chegar a um ponto de falta de medicamentos e de perturbações sociais como a que estamos a presenciar...não teria sido evitável?
Rita
—————