500 anos de Reforma (luterana)

22-04-2017 23:12

Foi há 500 anos que Martin Luther publicou na porta da igreja de Wittenberg as 95 teses (95 Thesen), em que condenava as indulgências (Ablassbriefen) católicas. Esta prática, a venda das indulgências, consistia em vendê-las para libertar os pecadores da respectiva punição no purgatório. 

Foi em 31 de Outubro de 1517 que o fez, este então professor de teologia na Universidade de Wittenberg, sendo este o 500 ano da sua celebração.

Assim teve início o Movimento da Reforma, a maior cisão que a Igreja Católica alguma vez conheceu, levando à prática protestante.

Estes, os protestantes, em maioria no Norte da Europa, em países como a Holanda por exemplo, apregoam condutas muito diversas da da Igreja Católica Cristã. Não vivem com o perdão e entendem que a sua relação com Deus é directa. É perante ele que respondem com os seus actos e omissões.

As suas igrejas, que têm sempre uma Bíblia à entrada, são normalmente simples e despidas de ornamentos.

Em 31 de Outubro do ano passado, em 2016, foi dado início à celebração deste jubileu, tendo o Papa Francisco ido a Lund (Suécia) assistir a este acontecimento na Catedral Luterana desta cidade. Foi um momento ecunémico de grande significado, de importância inigualável.

 

 

Maria

—————

Voltar