Le Rouge et le Noir (O vermelho e o negro) de Stendhal

25-07-2015 20:40

Esta obra-prima longa e como que vingadora de Stendhal, ao fazer do jovem personagem principal um belo jovem, vem revelar a natureza humana nos seus amores e desamores, através dos envolvimentos amorosos deste protagonista, Julien Sorel.

A vida conturbada deste jovem mal adaptado à família natural, que o considerava demasiado sonhador e dado a leituras e logo fraco para contribuir para o negócio de carpintaria familiar, leva-o a aventuras longínquas e conturbadas em famílias que o acolhem para trabalhar. Nelas, envolve-se em casos amorosos que o levam a enrolar-se em tramas de difícil solução, numa tentativa de ascensão social. Estes envolvimentos em famílias alheias e intrigas amorosas deixam questões em aberto no leitor, pois ele recorre a todo o tipo de artimanhas para atingir os seus objectivos.

Há quem goste e quem não goste deste complexo livro psicológico que li juntamente com outros amigos. As opiniões dividiram-se abertamente. O livro era revelador e dúbio também.

Mas está bem escrito e a sua trama intrincada agarra o leitor até ao fim inesperado para quem goste do romance francês do século XIX, com o seu tom satirizador da sociedade francesa da época.

 

Rita

—————

Voltar