Movimento de Secessão de Viena 1900 - Koloman Moser

26-07-2015 20:44

Este movimento de Secessão de Viena do virar do século XIX para o século XX representou uma ruptura dos artistas vanguardistas vienenses em relação aos artistas mais tradicionais da mesma cidade e às escolas de Berlim e Munique.

Gustav Kllimt declara, em 3 de Abril de 1987, oficialmente essa Secessão, o que leva a que a Associação dos Artistas vienenses expulsem os 40 artistas dissidentes.

A primeira exposição acontece em 26 de Março de 1989, numa estufa alugada pelos secessionnistas para o efeito. O sucesso supera as expectativas, pois os artistas deste movimento tinham procurado trazer artistas estrangeiros contemporâneos também a Viena. Foram cerca de 50 000 visitantes que viram pela primeira vez, entre outros, obras de Rodin. As obras de Klimt também foram apreciadas.

Após este sucesso, Klimt e os seus amigos artistas do Clube dos Sete, que esteve na origem do Movimento, continuam o seu trabalho numa linha mais livre.

Há um destes artistas, Koloman Moser, que perto do fim da sua vida - em 1914 -  pintou um quadro electrificante,inspirado na teoria das cores de Goethe. Vi-o uma vez e nunca mais o esqueci. Morre quatro anos mais tarde, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro da garganta em 1916.

Aqui está o quadro 'Trois femmes accroupies'.

 

Maria

—————

Voltar