Orgulho e preconceito (Pride and Prejudice) de Jane Austen

30-07-2015 16:52

Mais um clássico, este da literatura inglesa do século XIX, editado pela primeira vez em 1813.

Este livro retrata a vida de cinco irmãs da família Bennet, sendo uma delas, Elizabeth, a protagonista. Residentes em Hertfordshire, uma cidade da província, estas irmãs estão em idade núbil e a história centra-se nas relações amorosas das cinco irmãs, especialmente as de Elizabeth e Jane, a sua irmã mais velha. 

Jane envolve-se com Bingley, e o interesse deste e desta levam ao convívio apertado entre os dois grupos de família.

No princípio, Elizabeth gostou de Wickham [wicked Wickham :-)], mas este alvo das suas afeições foi-o apenas  por Elizabeth ter sido enganada quanto à natureza daquele.

Entretanto, ao longo da história e durante o convívio da família Bennet (em Hertfordshire, onde Bingley, amigo de Darcy, e a sua companhia vão passar uma temporada) com Bingley, Darcy e as irmãs de Bingley, o sentimento de Darcy por Elizabeth (Lizzy) despoleta e vai crescendo, mas uma série de tramas não permite a Lizzy ver este facto.

A história desenrola-se com uma série de malentendidos entre Lizzy  e Darcy, conduzindo a um sentimento antagonista de Lizzy em relação a Darcy, o grande e afortunado amigo de Bingley.

O carácter independente de Lizzy e a intriga e trama deste romance levam contudo a que esta só se aperceba dos seus sentimentos muito à frente na história, ao perceber a verdadeira natureza dos seus dois pretendentes.

É um romance que traça bem os perfis de cada personagem e os obstáculos sociais que por vezes existem entre dois seres que se amam. 

Deixo o fim em aberto para quem queira ler e descobrir o final.

 

Maria


—————

Voltar