
Países Menos Desenvolvidos ou em inglês "Least Developed Countries" (LDCs)
15-05-2017 19:55Os Países Menos Desenvolvidos (PMD), ou melhor a sua população, sofre de muitas carências por inúmeras causas: guerras prolongadas, isolamento territorial de vias marítimas ou falta de acesso a fontes suficientes de água, má vizinhança ou poucas trocas com a mesma, fontes de rendimento provenientes quase exclusivamente de recursos naturais ou falta destes, etc.
A maior parte destes países situa-se na África Subsariana, mas pertence também ao Grupo ACP (África, Caribas e Pacífico).
A verdade é que a lista destes países publicada pela OCDE ainda é extensa e incluia, em 2013 ainda, países como Angola, Cambodja, Mali ou Zambia, para dar apenas algunas exemplos de entre cerca de 50 países.
Depois destes países, temos os Países com Rendimento Intermédio Inferior como Cabo Verde , a UcrÂnia ou a índia, cujo PIB se situa entre os 1046 e os 4125 dólares.
Temos depois, ainda neste âmbito, os Países de Rendimento Intermédio Superior, tais como o Botswana, por exemplo, que tem além disso índices de Boa Governação (de acordo com a Transparency International) parecidos com alguns países do Leste da Europa, como os países bálticos, tal é o seu estado de desenvolvimento. O seu PIB situa-se entre os 4126 e os 12715 dólares.
Isto para dar conta da evolução deste país da África Subsariana para além da África do Sul, país este que sempre teve um estatuto especial no departamento da Ajuda ao desenvolvimento.
Na verdade, estas classificações são feitas pela referida OCDE e outros organismo de Ajuda Pública ao Desenvolvimento Internacional, como a USAID ou a ONU - a China também fornece ajuda ao desenvolvimento, mas nos seus próprios termos.
Talvez daqui a alguns anos mais alguns dos PMD ou LDCs subam para o escalão seguinte, com medidas como a anunciada pela Comissão Europeia em Novembro de 2015, por exemplo, que decidiu atribuir estatuto preferencial a serviços prestados por Países Menos Desenvolvidos, em termos específicos.
Maria
—————