Pigmalião do Bernard Shaw

22-06-2015 19:51

Sim, é um clássico. Mas é de uma beleza eterna esta peça de teatro, em que a Eliza Doolittle se transforma, nas mãos do professor de fonética Higgins, numa senhora, que não mais voltará a ser aquela rapariga que vociferava palavrões em calão enquanto vendia flores na rua, onde foi encontrada e FOI alvo de uma aposta que veio transformar a sua vida

Nesta peça, a personagem principal, depois de ter um encontro casual com o professor Higgins e o coronel Pickering em Covent Garden, onde vendia flores depois de uma peça de teatro à noite, tendo ouvido a morada do professor, decide ir pedir para  ter aulas de fonética com ele. Faz isto para melhorar o seu inglês e poder melhorar de vida, e ir trabalhar numa florista, em vez de ter de vender flores na rua. O professor aceita como um desafio à sua capacidade.

Esta metamorfose de uma simples vendedora de flores em suposta dama da sociedade nas mãos de um erudito, como que fazendo disto uma experiência social, vem questionar o valor intrínseco do ser humano por detrás da camada social de cada um.

 

Rita

—————

Voltar